Enfermeiros e Técnicos de Enfermagem são homenageados com café da manhã especial na UPA de Barreiras

A manhã dessa sexta-feira (17) foi de comemoração para os enfermeiros e técnicos de enfermagem que compõem o quadro da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Barreiras. Em homenagem à Semana Nacional de Enfermagem, comemorado entre os dias 12 à 20 de maio, a Secretaria Municipal de Saúde, através do setor administrativo da UPA, confraternizou a semana especial junto aos enfermeiros e técnicos de enfermagem da unidade. O ambiente foi preparado para receber com carinho aqueles que acompanham e observam os pacientes em todo processo de restabelecimento da saúde e prevenção de doenças.

A enfermagem é o setor responsável pelo bem-estar do paciente 24 horas do dia ou do seu plantão, é através do acompanhamento do quadro clínico, que a execução dos tratamentos prescritos, como alimentação, higienização, administração de medicamentos, são realizados com qualidade. Enfermeira há 10 anos, Maria Eleniza se emocionou com a homenagem. “Iniciei como técnica e me apaixonei pela profissão, então resolvi ser enfermeira e gosto demais do que faço continuamente. Ser valorizada e reconhecida é muito bom, nos impulsiona a fazer sempre o melhor, gostei bastante desse café da manhã junto com meus colegas da unidade”, relatou.

Buscando valorizar e aperfeiçoar ainda mais os profissionais que atuam na UPA, a unidade realiza mensalmente cursos de aperfeiçoamentos e orientações através da educação continuada dentro do Projeto Cuidar de quem Cuida. De acordo com a coordenadora administrativa, Jamile Rodrigues, para uma saúde cada vez mais humanizada, é necessário a valorização permanente dos profissionais.

“São os enfermeiros, técnicos e auxiliares que têm os primeiros contatos com o paciente, a equipe de enfermagem tem uma importância muito grande na equipe de saúde, é através deles que são transmitidos aos pacientes e acompanhantes o amor, humanização, carinho e atenção. Esse momento é uma forma de gratidão pela dedicação realizada rotineiramente na UPA”, disse Jamile.

Jamile Rodrigues enfatizou ainda, que a equipe de enfermagem da UPA irá participar da Campanha Nursing Now, uma campanha mundial de fortalecimento da enfermagem em que Brasil aderiu recentemente, cujo objetivo é investir no fortalecimento da educação e no desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança, melhoria das condições de trabalho e a disseminação das práticas de enfermagem efetivas e inovadoras com base em evidências científicas.

Com atendimentos iniciados em outubro de 2018, a UPA de Barreiras conta com o quadro composto por médicos clínicos e pediátricos, além de técnicos de enfermagem e enfermeiros que diariamente atendem uma média de 350 pessoas, durante toda semana.  A Unidade conta ainda com a parceria de profissionais, acadêmicos e estudantes da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Faculdade São Francisco de Barreiras (FASB), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e do Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Grande (CETEP).

  • Compartilhe: